Igreja Evangélica Pentecostal

II Aos Corintios 11:28 - Alem das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.

Uma Pessoa Pode Ser Cristã sem Frequentar uma Igreja?

Written by candidosa2 on . Posted in Eclesiologia

A Bíblia diz:

1 –

“Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação” (Hb 2.12).

2 –

“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros” (Hb 10.24-25).

A vida cristã é uma vida participativa, de ajuda mútua, visando ao crescimento espiritual.

3 –

“E, entrando no templo, [Jesus] começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam. Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores. E todos os dias ensinava no templo…” (Lc 19.45-47).

Jesus freqüentava o templo.

4 –

“E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas (templos, igrejas), e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” (Mt 4.23; cf.; Mt 12.9; 13.54; Mc 1.39; 6.2; Lc 4.16…).
5 – Jesus:

“Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga [templo israelita] e no templo, onde todos os judeus se ajuntam, e nada disso em oculto” (Jo 18.20).
6 –

“E, logo, nas sinagogas, [Saulo] pregava a Jesus que este era o Filho de Deus” (At 9.20).
7 –

“E, chegados a Salamina, [Saulo e Barnabé] anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus” (At 13.5; v. 18.4; 19.8).
O povo de Deus costumava se reunir nos templos, em salas especiais, até nas cavernas (nos tempos difíceis), para louvar o Senhor, ouvir a Palavra e ajudar os mais fracos na fé. Veja:

“Cumprindo-se os dias de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar…” (At 2.1).

 

“E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé” (At 14.27).
O templo é o lugar onde podemos dar testemunho das maravilhas que Deus tem feito na vida de cada um.
É na Igreja que participamos da Ceia do Senhor, sacramento instituído por Jesus:

“Tomai, comei, isto é o meu corpo”. A respeito do cálice: “Bebei dele todos” (Mt 26.26-27).
É através da Igreja que somos batizados nas águas, como mandou o Senhor Jesus:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado…” (Mt 28.19-20).
Tiago 5.16 recomenda “confessar vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros para que sareis”. Isto é, para que fiquem sarados de suas enfermidades físicas e espirituais. Esta recomendação nem sempre é observada com rigor. Nas igrejas com muitos membros há dificuldade em dar assistência individual. Com o surgimento do “pastor virtual”, via TV, as dificuldades aumentaram.
Há irmãos que por motivos diversos (idade, doença, distância) não estão em condições de freqüentar uma igreja. Não deixam de ser cristãos. São testemunhas vivas de Cristo onde quer que se encontrem. Até num deserto. Mas se as condições são favoráveis, o cristão deve se congregar. Disso depende, em grande parte, seu crescimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

1,640 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>