Igreja Evangélica Pentecostal

II Aos Corintios 11:28 - Alem das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.

O Que Significa a Expressão “Filho do Homem”?

Written by candidosa2 on . Posted in Cristologia

Em várias passagens da Bíblia vemos JESUS aplicando a Si próprio o qualificativo Filho do homem (Mt 17.22; Mc 9.6). É provável que o título tenha significado messiânico, apontando para Sua condição de Messias. A expressão sugere também a Sua dupla relação: a natureza humana e a divina, cem por cento homem, cem por cento Deus. Como JESUS não descende de Adão, porque não gerado por homem, não se deve dar tradução literal ao termo. Jesus é o Deus Filho que se fez homem.

Qual o Significado, o que Significa Páscoa?

Written by candidosa2 on . Posted in Cristologia

O termo “páscoa” deriva da palavra hebraica “pesah”, que significa passar por cima, pular além da marca ou passar sobre. Quando Deus ordenou ao anjo destruidor que eliminasse todo primogênito na terra do Egito, a casa que tivesse o sinal do sangue do cordeiro, sacrificado para esse fim, não seria visitada pelo anjo. Este passaria “por cima”, e o primogênito que ali morasse seria preservado (Êx 12.1-36). Os judeus passaram então a celebrar a Páscoa comemorando a saída – e a forma como saíram – do Egito. A partir de Jesus, a celebração da Páscoa foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Cristo é a nossa Páscoa, e o Seu sangue, o sangue do Cordeiro de Deus, nos lava e purifica de todo pecado (Lc 22.1-20; 1 Co 5.7).

Jesus Sempre Existiu?

Written by candidosa2 on . Posted in Cristologia

Sempre existiu. Como se lê em João, capítulo primeiro: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Logo, o Verbo, JESUS, no princípio estava com Deus e era Deus. Então, Deus se fez homem e viveu como homem em nosso meio. JESUS sabia que havia saído de Deus e ia para Deus (Jo 13.3). O próprio Jesus afirmou que voltaria para o Pai e prepararia nosso lugar nos céus (Jo 14.2-4). Uma das mais objetivas afirmações sobre a eternidade de Jesus está em Isaías 9.6:
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ”.  Isaías 9.6

Jesus Andou Sobre as Águas ou Sobre o Gelo?

Written by candidosa2 on . Posted in Cristologia

Jesus tem sido uma preocupação constante para os anticristos. Há dois mil anos que tentam denegrir o nosso Senhor. Criam nova versão para Seus milagres e negam a Sua deidade. Trata-se de um ataque sistemático. Para enganar os desprevenidos, apresentam falsas provas e falsos estudos. Guiados pelo pai da mentira, o diabo, eles mentem e mentem. Apesar dessa insistente e contínua perseguição, a Igreja de Cristo segue seus passos rumo à Eternidade; almas se libertam da escravidão do pecado, do poder dos demônios, das trevas, da mentira.
A última invenção é a de que Jesus não andou sobre águas, mas sobre um enorme pedaço de gelo. Leiam:
MIAMI (Reuters) – O Novo Testamento diz que Jesus caminhou sobre a água, mas um professor universitário da Flórida tem uma versão menos milagrosa, segundo a qual Cristo andou, na verdade, em cima de um pedaço flutuante de gelo. O professor Doron Nof também teorizou, no começo da década passada, sobre os fundamentos científicos do episódio em que Moisés teria dividido o mar Vermelho. Nof, professor de Oceanografia na Universidade Estadual da Flórida, disse na terça-feira que seu estudo encontrou uma combinação rara de condições hídricas e atmosféricas no atual norte de Israel, que poderia ter levado à formação de gelo no mar da Galiléia”.

Como a Bíblia Apresenta Jesus?

Written by candidosa2 on . Posted in Cristologia

Os títulos, nomes e atributos de Jesus são inerentes à Sua Divindade e missão.
Vejamos:

Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is 9.6)
Porta e Pastor (Jo 10.10)
Luz do mundo (Jo 8.12)
Caminho, Verdade e Vida (Jo 14.6)
Libertador (Jo 8.36)
Videira Verdadeira (Jo 15.l)
Ressurreição e Vida (Jo 11.25)
Adão (1 Co 15.45)
Advogado (1 Jo 2.1)
Alfa e Ômega (Ap 1.8; 22.13)
Amém (Ap 3.14)
Apóstolo da nossa confissão (Hb 3.1)
Autor da Salvação (Hb 2.10)
Autor da Vida (At 3.15)
Autor e Consumador da Fé (Hb 12.2)
Bem-aventurado e único soberano (1 Tm 6.15)
Braço do Senhor (Is 5.19; 53.1)
Cabeça da Igreja (Ef 1,22)
Chefe (Is 55.4)